CIL II

Projecto

O projecto GADCILANAS é a continuação de doisprojectos anteriores dedicados ao estudo do hábito epigráfico na Bética ocidental (FFI2012-39395-C02-01 e HUM2006/04596), no âmbito dos quais seelaborou o corpus atualizado das inscrições da parte setentrional do conventus Hispalensis (CIL II 2/4) para a nova edição do Coprus Inscriptionum Latinarum  da Hispânia. Con este projecto pretende-se alcançar dois objectivos:

1. Dar seguimento à edição dos volumes da Béticado CIL II(2), pelo extremo ocidental do conventus Gaditanus, onde confina com o conventus Hispalensis.

2. Como consequência dos resultados alcançados no estudo dos territórios que fazem fronteira entre os conventus Hispalensis e Pacensis, no projeto anterior (FFI2012-39395-C02-01), considera-se necessário integrar as inscrições do território português situado na margem esquerda do Guadiana no conventus Hispalensis, recuperando-se assim a fronteira entre províncias proposta por E. Hübner, no antigo CIL II. Os territórios afectados são os concelhos de Barrancos, Moura e Serpa, no distrito de Beja.

 

Quem Somos

A equipa do projecto integra especialistas com ampla experiência em ambas as zonas, que já participaram em projetos anteriores e que conhecem a fundo a metodologia a aplicar no estudo das inscrições.

Equipa do Projecto: Helena Gimeno, Investigador Principal; Javier del Hoyo, Juan Aurelio Pérez Macías & María José Rubio Fuentes, equipa de investigação; José Luis Moralejo Álvarez, Jerónimo Sánchez Velasco, José Luis Ramírez Sádaba, Catarina Isabel Sousa Gaspar, Antonio Ruiz Castellanos, M. Manuela Alves Dias, Javier Moralejo Ordax, Ricardo de Balbín Bueno, Noelia Vicent Ramírez, equipa de trabalho.

Colaboradores